quarta-feira, agosto 29, 2007

De sonhos e pesadelos
















De sonhos e pesadelos

odeteronchibaltazar



Dia de prosa e eu sem assunto. Dia de contar causos e eu sem nenhum. Que fazer numa situação dessas? Contar sobre o sonho que tive? Vai ser complicado, porque quem consegue contar sonho de maneira linear? É tudo tão atrapalhado, corrido, que só pensamento acompanha. Mas vou mesmo é falar dos sonhos de maneira geral, porque os sonhos, ah, os sonhos, quem não os tem?
Eu faço terapia, mas nunca perguntei ao analista o que significa sonhar com telefones que não têm números. Eu tento (no sonho) discar, mas não consigo. As teclas se mexem ou não aparecem no lugar, os números são sempre indistintos, apagados, nebulosos, uma aflição! Com coisas escritas é a mesma coisa: nunca consigo ler! Viro analfabeta, mal fecho os olhos. Isso é outra coisa que tenho de perguntar ao analista. Pelo jeito esses meus sonhos vão render muito... pro analista.
Outra coisa que aparece freqüentemente, e que dá muito trabalho nos sonhos, são as escadas, sempre tão estreitas e curtinhas que o pé mal cabe nelas. Eu até consigo subir, mas descer, nunca!
E avião caindo? Nunca sonharam? Sonho sempre. Noite passada, dois caíram. Estavam fazendo treino de guerra.
Por certo meus sonhos dão matéria pra filmes. De terror. Por isso acordo tão cansada, parecendo carregar a cama nas costas! Isso sem falar que falo, grito, choro, esperneio, ronco... Meu marido, pobrezinho é que vê e escuta tudo com paciência e tenta me acalmar: "Doninha, calma. É só um sonho...Doninha?"
Mas tenho sonhos que gostariam que se repetissem eternamente: os de voar. Ah, gente! Como é bom voar! Eu faço vôos rasantes e não preciso me esforçar muito. Vôo rápido, vôo suavemente, vôo gostoso, leve, livre e solta. A Samanta, minha filha, diz que também voa, mas tem de sacudir os braços, como se fossem asas...
Dormir e sonhar ainda me fascina de tal maneira, que gosto de escutar o que todos têm a contar sobre seus sonhos. Todos têm matéria diferente, inusitada, surrealista mesmo.
Você gostaria de me contar sobre os seus sonhos? Eu adoraria escutar...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...